quarta-feira, 21 de maio de 2008

Tsurus















Esta peça foi feita em papel importado japonês, que possui um degrade do centro para as pontas, o efeito final é sutil, mas bem bonito.

Pra quem não conhece segue a lenda do TSURU.

O Tsuru é uma ave sagrada no Japão, segundo a lenda ele vive 1.000 anos. Também é um símbolo de sorte, paz felicidade e longevidade.
Existe uma crença popular que diz que uma pessoa doente que dobrar 1.000 destes pássaros será curada. Essa crença se ganhou força após o ataque de Hiroshima.

A história é de uma menina que tinha dois anos de idade na época da explosão e aparentemente não havia sofrido nenhum dano. Mas ela foi afetada pela radiação e as seqüelas não apareceram de imediato. Dez anos após a explosão os males da radiação começaram a dar sinal, a menina havia desenvolvido leucemia. Sabendo da lenda do Tsuru a menina doente tentou dobrar os 1.000 pássaros mas morreu antes de terminar. A partir desta história a comunidade se mobilizou e construiu o “Monumento das Crianças à Paz”, localizado no Parque da Paz – em Hiroshima, local do epicentro da explosão. É comum as pessoas que visitam o lugar pendurarem uma corrente com Tsurus no monumento em homenagem aos mortos no massacre.

Nenhum comentário: